Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Conheça o Instituto Angio Cor !

Agende sua consulta!

Dicas de
Saúde

Insuficiência cardíaca é mais comum do que você imagina. Conheça as principais causas

Saiba o que é a insuficiência cardíaca, os fatores de risco e como se dá o tratamento

No Brasil, a insuficiência cardíaca é frequente. E em um nível preocupante: por ano, são mais de 2 milhões de casos que atingem pessoas principalmente acima de 40 anos. A doença caracteriza-se pela incapacidade do coração bombear o sangue para as demais regiões do corpo – gerando a falta de suprimento das necessidades da circulação e redução da oxigenação dos tecidos. Como consequência, vêm as falhas em diversos processos do organismo – e aparecem a falta de ar, a dor no peito, a fadiga, a tontura, a incapacidade de praticar exercícios físicos, o inchaço nas pernas, a tosse com catarro, o ritmo cardíaco anormal e outros sintomas. E, como o sangue não consegue atingir determinadas partes, acaba retornando no caminho e acumulando-se em órgãos como pulmão, fígado, intestino... até nos braços e nas pernas – causando intensa retenção de líquidos.

Ela é considerada uma doença crônica, mas que pode se desenvolver repentinamente. Aqui no Brasil, a principal causa da insuficiência cardíaca é a doença arterial coronariana (DAC), que é o estreitamento dos vasos responsáveis pela leva de oxigênio ao músculo cardíaco. Porém, existem mais alguns fatores que podem aumentar seu risco.

Fatores de risco

1. Ataques cardíacos e enfartes prévios do miocárdio

2. Pressão alta

3. Batimentos cardíacos irregulares

4. Doenças no músculo cardíaco ou inflamação no coração

5. Cardiopatias congênitas

6. Abuso de álcool/drogas

7. Diabetes

8. Infecções por vírus

9. Anemia

10. Doenças Renais

O diagnóstico é feito através da realização de uma série de exames, que vão da ausculta cardíaca, na qual se busca a presença de sopros, à ausculta pulmonar, na qual se procuram chiados; além do edema pulmonar. Podem, também, incluir a radiografia de tórax e a ecocardiografia como exames complementares.

Tratamento

A insuficiência cardíaca pode ser tratada com a redução do sal nos alimentos, corte de gorduras e frituras, limitação da ingestão de líquidos, uso de medicamentos que retardam a frequência cardíaca e que relaxam os vasos sanguíneos, diuréticos, anti-hipertensivos e também suplementos alimentares. Também pode surgir a possibilidade de tratamentos cirúrgicos, como a ponte aorto-coronária, que restaura o fluxo sanguíneo para o coração usando uma artéria ou veia saudável ao invés da artéria bloqueada – e o implante de enxertos de veia safena ou artérias mamárias. Em estágios avançados da doença, o transplante cardíaco pode se tornar a única opção viável.

Em geral, o tratamento varia de acordo com o histórico clínico do paciente. E se os desencadeadores forem devidamente tratados, a insuficiência pode melhorar. A solução é sempre estar um passo a frente na prevenção da doença, para que o tratamento se torne mais fácil e de menor duração.

A AngioCor oferece serviços especializados de cardiologia para prevenir, tratar e ajudar os pacientes que apresentem indícios da doença. O tratamento AngioCor é personalizado – cuida de cada um com carinho e atenção, levando em consideração seu histórico de saúde.

voltar a dicas de saúde