Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Check-UP
Cardiovascular

Check up cardiovascular: Risco cardíaco para cirurgias

Avaliação de risco cardíaco para cirurgias

A maior parte da morbidade e mortalidade cardíaca perioperatória é relacionada a IAM, insuficiência cardíaca ou arritmias. Portanto, a avaliação pré-operatória e o manejo perioperatório enfatizam a detecção, caracterização e tratamento da doença arterial coronariana (DAC), da disfunção sistólica do ventrículo esquerdo (VE) e de arritmias significativas em pacientes apropriados. Isso inclui pacientes com DAC conhecida ou suspeita, arritmias, história de insuficiência cardíaca ou sintomas atuais consistentes com essas afecções. Em pacientes assintomáticos com 40 anos ou mais, uma história mais extensa e o exame físico são necessários.

A finalidade da avaliação do risco cardíaco pré-operatório individual é:

Avaliar o estado médico do paciente e os riscos cardíacos impostos pela cirurgia não cardíaca planejada;

Recomendar estratégias apropriadas para reduzir o risco de problemas cardíacos ao longo do período perioperatório e melhorar os desfechos cardíacos em longo prazo;

Os principais objetivos gerais da avaliação são:

Identificar pacientes com risco aumentado de um evento cardíaco perioperatório adverso;

Identificar pacientes com prognóstico desfavorável em longo prazo em decorrência de doença cardiovascular. Mesmo que o risco no momento da cirurgia não cardíaca possa não ser proibitivo, o tratamento adequado afetará o prognóstico em longo prazo.

Obs: Perioperatório é o termo usado em Medicina para o período de tempo que vai desde que o cirurgião decide indicar a operação e comunica ao paciente até que este último retorne, depois da alta hospitalar, às atividades normais.

voltar ao topo