É um procedimento realizado em Hospital para portadores de varizes de médio e grosso calibre. A necessidade ou não de internação vai depender da extensão do procedimento, e varia da alta no mesmo dia até 1 dia de internação. O tempo de repouso é mais prolongado, se estendendo por 7 a 30 dias.
Este procedimento vai tratar as veias aparentes e suas causas. Assim serão retiradas as veias safenas que estiverem doentes, as colaterais, as perfurantes, as veias reticulares.
O paciente passa no pré-operatório por uma fase que chamamos de “marcação das varizes”.
Neste procedimento pré-operatório, são desenhadas na perna, pelo cirurgião as veias que estão doentes, e são identificadas pelo exame clínico ou por ecodoppler os pontos que apresentam refluxo ou estase, e que deverão ser tratados na cirurgia.
Durante a cirurgia, o cirurgião vai seguir sua marcação prévia, como se fosse um projeto, para que os resultados sejam os melhores possíveis.
Trata-se em essência do mesmo procedimento realizado com anestesia local, mas para pacientes que tem uma grande quantidade de microvarizes.
Neste caso a anestesia peridural ou raquidiana substitui a anestesia local. Quando as varizes são em grande número, este procedimento é mais confortável. A cirurgia é feita em hospital.