Centro de check up cardiovascular
As varizes pélvicas são veias dilatadas na pelve, que apesar de não ter cura, os sintomas podem ser controlados através de tratamento clínico e/ou cirúrgico.
Quais as causas das varizes pélvicas ?
As varizes pélvicas nas mulheres são causadas pela congestão ou obstrução de veias da pelve, principalmente na região do útero, do colo do útero e dos ovários, e é por esse motivo que são popularmente chamadas de varizes no útero.
A incidência de varizes pélvicas aumenta conforme a idade avança e também podem surgir com maior intensidade durante a gravidez, regredindo após o parto.
Quais os sintomas das varízes pélvicas ?
Fortes dores abdominais (na região do baixo-ventre);
Dor durante o contato íntimo (relação sexual);
Sensação de peso na região íntima;
Incontinência urinária;
Aumento da menstruação.
Como se dá o diagnóstico e tratamento das varizes pélvicas ?
Muitas vezes, as varizes pélvicas são descobertas acidentalmente, durante uma ultrassonografia de rotina ou uma cirurgia abdominal. Todavia, quando os sintomas são mais evidentes, o diagnóstico é simples, feito por ultrassom transvaginal ou por um exame chamado flebografia, que consiste na injeção de contraste para radiografar o sistema venoso.
O tratamento pode ser feito de duas maneiras: Uma delas, é igual ao realizado para as varizes das pernas, onde é utilizada a medicação flobotônica, já nos casos mais graves, recomenda-se a embolização e /ou angioplastia endovascular, que são métodos cirúrgicos que visam à redução da congestão venosa pélvica e consequentemente alívio do sintomas.